segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ÁREAS EXTERNAS l PÉRGOLAS

Empenhada em - finalmente - dar continuidade à algumas intervenções na minha casa (que necessita urgentemente de várias soluções para a área externa) decidi preparar alguns posts sobre o assunto.


Iniciei com uma pesquisa buscando algumas referências de projetos interessantes que acredito que serão úteis para desenvolver o meu, e dessa maneira organizar melhor minhas ideias. Assim, começo hoje escrevendo sobre PÉRGOLAS.



Vamos lá?


A palavra pérgula (ou pérgola) é de origem italiana e nos dicionários é traduzida como um terraço coberto; abrigo ou caramanchão nos jardins, podendo ser feita de madeira ou alvenaria.

No entanto, algumas bibliografias definem que há uma diferença entre pérgola e caramanchão, sendo as pérgolas suportes ligados à casa ou a muros e o caramanchão tem estrutura independente.

Para mim, as pérgolas funcionam muito bem tanto como um espaço de transição como uma continuidade da arquitetura existente. Geralmente são executadas em madeira, todavia ficam ótimas em bambu, concreto e até em ferro. Suas funções são inúmeras e assim podem ser usadas como abrigo de carros, entrada das casas, nos  espaços de varandas abertas, áreas de estar,  jardins  de  inverno... Enfim, não há uma regra.




































































































via: Alex Hanazaki l Revista Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário