quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ARTE URBANA | TRIBUTO A NIEMEYER


A paisagem urbana de São Paulo passou a ficar mais colorida e bela nos últimos dias, graças à obra do artista brasileiro Eduardo Cobra. O trabalho é uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em dezembro de 2012, com 104 anos de idade.

Trata-se de um mural de 52 metros de altura por 16 metros de largura, com um imenso retrato do arquiteto, com várias referências às suas grandes obras – entre elas, aparecem no desenho a Pampulha, o Copam, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto. 






Sobre o Artista


Eduardo Kobra é um grande representante da neovanguarda paulista. Sua história emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo e espalha pela cidade.

Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, Kobra convergeu – com o Studio Kobra, criado nos anos 1990 – para um muralismo original, inspirado em diferentes artistas, especialmente pintores mexicanos, e beneficiando-se de suas características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista.

Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais.

Endereço do prédio: Praça Oswaldo Cruz ,124 

Imagens Via: Eduardo Cobra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário